sábado, 21 de julho de 2012


“O CANSAÇO DE JONAS”





Depois de uma noite mal dormida (mais uma), Jonas, acordado pelo despertador que insistentemente gritava, levantou-se e travou mais uma rotina em sua vida, o que já era comum.

Levantou e foi tomar seu banho.

Era mais um começo monótono de semana, aquela segunda feira que prometia ser arrastada até o fim do dia.

Durante o banho Jonas deixara a água cair em seu rosto e fechara os olhos, permitindo que um mundo de pensamentos invadisse seu corpo totalmente entorpecido.

Estava, de fato, cansado. Cansado e triste, desiludido.

Não conseguia imaginar como as pessoas era tão insensíveis aos seus problemas, ao fato de ele não estar bem. Todos achavam eu ele deveria “largar de frescura” e aceitar a maravilha que era sua vida.

De fato, extrinsecamente, a vida de Jonas era boa. Tinha um bom emprego, uma família maravilhosa, amigos. Mas era extremamente sozinho.

Afinal de contas, ninguém quer saber dos problemas alheios, não é verdade?

Na verdade as pessoas querem que você é por fora e não quem você é na sua essência.

Não condenava isso. A verdade poderia ser muito cruel para aqueles que não estão preparados para sabe-la. Disso Jonas tinha plena convicção.

Fato era que já havia perdido as esperanças.

Rezar? Seus joelhos já estavam deformados, mas Deus parecia estar ocupado demais cuidando das coisas mais importantes do mundo (como guerras, pedófilos maníacos, assassinos... bem, acho que ela não estava com tempo para cuidar disso também), para se preocupar com um simples ser humano que sofre.

Mas na cabeça das pessoas Jonas não tinha do que se queixar.

O que mais doía no seu coração era que ele não poderia contar com as pessoas que mais amava. Elas nunca estavam dispostas a ouvir seus problemas, as coisas que o afligiam.

O trabalho era estafante e psicologicamente traumatizante e ele não tinha com quem contar e nem para quem contar.

Então preferia o isolamento e, cada dia mais estava se isolando, acumulando um sofrimento que, mais do que nunca, estava acabando com ele.

Ele não conseguia mais suportar isso. Estava cansado. Mas as pessoas não entendiam que ele precisava desabar às vezes. Precisava chorar (o que quase sempre fazia sozinho, no seu canto).

As pessoas não tinham mais paciência e Jonas sabia disso. Mas precisava de ajuda.

O problema era, onde encontrar essa ajuda?

Ali, parado, olhando no espelho com o rosto ainda fitou seus próprios olhos por um instante e disse em voz alta: “E aí meu amigo, o que fazemos?”

Enxugou-se e foi até o quarto.

Lá pegou sua roupa, uma calça Jeans, uma camisa que gostava muito e nada pensou nesse momento. Uns instantes depois analisou tudo aquilo, de sua infância até ali.

Entendeu por um lado as pessoas quererem sempre que fosse revelado seu melhor lado, o simpático e brincalhão. Mas achou egoísmo demais da parte delas sugarem o que ele tinha de melhor e não o estenderem a mão quando ele precisasse.

Jonas estava cansado de tudo aquilo. Queria sumir para um lugar onde ninguém o conhecesse, onde pudesse, de fato, começar de novo ao invés de ter de depender da boa vontade das pessoas para uma simples conversa.

Estava cansado de ser sozinho e, se era para viver assim, que fosse num lugar novo onde a solidão fosse, de fato, completa.

Em meio aos seus conflitos, ele sabia exatamente o que fazer. E fez!

Pegou suas coisas e foi trabalhar, afinal de contas nada iria mudar...

6 comentários:

  1. A mudança vai começar pelo próprio Jonas...

    ResponderExcluir
  2. á mudança tem que começar pelo Jonas......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a) Amigo(a):
      "Jonas" entrou em processo de mudança, talvez não a que ele ou os outros esperam, mas a melhor para ele! Obrigado pelas palavras!

      Excluir
  3. Mano saiba que seu brother te ama de verdade e nao ache que esta sozinho, pode ter certeza que muitos estao ao seu lado, olhe de uma forma diferente e deixe que aproximem...estamos juntos sempre saiba disso.......Toto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido irmão! Sei que posso sempre contar com vocês, em qualquer ocasião! Existe um laço que nos une, mais forte que qualquer amizade e mais forte que qualquer problema, o laço de sangue! Te amo meu irmãozinho querido e saiba que eu conto sim com vocês, em todas as circunstâncias assim como quero que saibam que podem também, sempre e inconcidicinalmente contar sempre comigo! mas como venho dizendo, minha cabeça beirou a estafa e eu precisava desabafar, um grito silencioso, é bem verdade, mas me fez aliviar um pouco!
      Amo você meu irmão querido!

      Excluir
    2. Só pra constar, a que ponto chegamos, o caçula dando esporro no mais velho - kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk te amo meu irmão, suas palavras são lei!

      Excluir

Gostou do texto? Nem tanto? Não gostou? Muito pelo contrário? Comente aqui! Ou xingue o autor, caso prefira! rs