segunda-feira, 6 de outubro de 2014

"CARPE DIEM"


Durante algum tempo, coisa de uns dois anos, eu venho escrevendo alguns textos, uns ficcionais, outros dando pistas sobre meu estado emocional e psicológico.

Algumas vezes uso pseudônimo, outras não.

Decidi deixar o politicamente correto e falar abertamente sobre como venho me sentindo.

Pois bem, tenho pensado na morte como nunca pensei. Varias vezes ao dia, todos os dias. Na verdade esse é o único pensamento que me acalma em meio às incontáveis crises de depressão que venho tendo, sistematicamente.

Não é uma coisa boa de se ler, falar ou sentir. Sei muito bem disso. Mas não consigo controlar, é mais forte do que minhas forças podem suportar. Penso em formas, momentos e situações em que eu possa, de uma vez por todas, abandonar esse mundo que tem me representado um sofrimento angustiante nos últimos dias.

Muitos podem perguntar: “qual a razão disso tudo? Por que isso agora? Você é um cara tão alegre e brincalhão, tem de tudo nessa vida!”

Gente, se eu soubesse a resposta não precisaria me sentir tão mal assim. Não faria sentido algum!

Mas eu apenas sinto e não sei explicar a razão.

Por mais que a vontade de morrer seja algo que não passará do campo das minhas ideias, evidentemente, não consigo apenas abandonar o calmo sentimento que uma hipotética partida me proporciona.

Às vezes eu me tranquilizo sabendo que posso dar fim a isso tudo e, enfim, abandonar esse mundo cheio de loucuras e sofrimento.

“Exagero” vocês dizem, mas não consigo pensar assim. Só quem sente algo parecido e acaba por se encontrar sem saídas sabe a extensão dos danos ocasionados ao coração e à mente.

Ainda que eu pense muito nisso tudo, continuarei por aqui. Fiquem tranquilos quanto a isso.

Mas, antes que comecem a divagar a respeito de meus sentimentos, quero lhes passar uma pequena mensagem.

Já pararam para pensar que, nesse exato momento pessoas se conhecem, pessoas estão se separando, pessoas estão se magoando e vidas estão começando? Na mesma proporção, vidas estão acabando, pessoas partindo e corações sendo despedaçados.

Tudo é uma questão de momento.

Meus dias tem sido terríveis, pois convivo com um eterno inimigo dentro da minha cabeça. Um inimigo que, por mais que eu tente enfrentar, tem conseguido vencer algumas batalhas. Mas estou tentando resistir da forma mais corajosa possível, muito embora os dias em que quero hastear a bandeira branca e me entregar venham sendo mais frequentes.

Ter depressão é andar com um demônio sobre o ombro lhe dizendo coisas horríveis e lhe oferecendo armas que você, não fundo sabe que não quer ou não precisa usar.

Em meio a todo esse ambiente hostil, a mensagem que eu deixo é: aproveite cada momento do seu dia. Principalmente aqueles em que você não tem pensamentos como os que relatei aqui. Que não se desanime. A vida pode mudar em poucos segundos.

Portanto, aproveite aquele momento bom que você está passando, ainda que seja um mero segundo, um por do sol, o sorriso de uma criança, seu prato preferido, sua musica favorita, aquele filme que, há tempos você queria assistir, aquela pessoa que você não via fazia tempo.

A vida é feita de momentos. A frase é batida, eu sei, mas bem significativa.

Muitos já estão cansados de saber que é preciso “aproveitar o dia”, ou como dizia a celebre frase do filme: “carpe diem”.

Então meus amigos, apeguem-se aos pequenos momentos de prazer que a vida proporciona. Talvez a chave da sobrevivência esteja nessa formula tão simples e de pouco custo.

Lembrem-se, em um minuto tudo mudou e aquele momento vira passado. E o passado é um palito de fósforo queimado que jamais recobrará sua forma e nunca mais terá utilidade.

Um comentário:

  1. Nossa!!! Eu me sinto como vc descreveu... mais calma ao imaginar formas de ir embora... mas a vida vale a pena ainda...

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Nem tanto? Não gostou? Muito pelo contrário? Comente aqui! Ou xingue o autor, caso prefira! rs